terça-feira, 3 de março de 2009

Microtonner19

Outros Ventos


Como sempre estou buscando novos desafios e devido a falta de vento para o velejo de windsurf na lagoa dos Ingleses consegui adquirir em 2002 um cabinado para pequenas competições, um Microtonner 19.


Cabinado após chegar de SP repousando nas águas do ICLI em Minas

Nova pintura após primeiro ano de regata.

Um grande amigo André Meneccuci quem também é velejador de Windsurf e que foi representante brasileiro na classe 470 foi meu maior incentivador. Não perdi tempo assim que comprei o barco imediatamente convide o mesmo para fazer parte da tripulação, na verdade mesmo eu não sabia nada de velejo com barcos a vela e o cara já velejava desde criança com seu pai na lagoa da Pampulha e em seguida na lagoa dos Inlgese onde seu Pai foi um dos fundadores do ICLI . ( Iate Clube Lagoa dos Ingleses )
Devido a falta de conhecimento ralei muito na mão do cara como proeiro ficando responsável pelas regulagens das velas mestra,genoa, Balão, spinner, subidas e descidas da bolina, mas valeu apena no mesmo ano depois de varias regatas levantamos o caneco como campeões mineiros de cabinados e de outras regatas a parte. Em 2003 já com uma bagagem de conhecimentos assumi como Timoneiro ficando responsável pelo leme e de dar rumo a embarcação, mais uma vez no final de 2003 mais um caneco. Depois desde ano o vento soprou contra e tive que vender o Microtonner19, não mais velejei de cabinados mas foi um excelente aprendizado. Onde com certeza consegui ver em pratica que com dedicação conhecimento técnico e regulagens se vai longe. Valeu Meneccuci por me proporcionar mais este prazer de liberdade.

(Na foto )André Meneccuci


Glosario:
Microtonner 19 é um barco monotipo cabinado. Oferece a mesma complexidade de um barco oceânico é tem todas as regulagens dos barcos grandes. O fato de ser um monotipo garante que a competição seja em condições iguais, a diferença está nas tripulações. A origem do veleiro MICROTONNER-19 está na França e em 1982, quando a prestigiosa revista Bateaux propôs o seu padrão Micro e, rapidamente, o espalhou pelo país como se fosse um sentimento. Mas foi em Porto Alegre e em 1986, que o estaleiro Mariner Construções Náuticas Ltda. começou a sonhar com ele. O sonho de um estaleiro não é tão inconstante quanto o vento. E o MT-19 pôde surgir como o veleiro, a um só tempo, marinheiro e rodoviário, seguro e ligeiro, de porte médio e custo acessível, cabinado e com uma área vélica de grande aceleração e velocidade - uma combinação difícil, não obstante muito bem realizada, um ano depois, pelo projetista argentino Nestor Vöelker.

Nenhum comentário: